Programação EGGEM

- 2023 -

A Programação Aberta da EGGEM busca desenvolver as competências norteadoras do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de São Luís, de acordo com o Manual de Procedimentos da EGGEM.

Ações EXCLUSIVAS para servidores da Prefeitura Municipal de São Luís

JANEIRO 2023

Ementa: Conceito de Crise; O ciclo de vida da Gestão de Crise; Condições para a crise; O que os gestores entendem por crise? O que identifica uma crise? Condições para uma crise existir; O Processo de Gestão de Crises. Gestão de Crises X Comunicação de Crise – diferenças; Gestão de riscos – Objetivo.. Os clusters de Crise, área pública. Quem deve conhecer os ‘clusters’ de crise? Por que Gestão de Risco?; Como se preparar para as crises. A comunicação e os clusters de crise. A Sociedade de Risco; Auditoria de Vulnerabilidades – Por que se preparar? A crise chegou. O que fazer?; Liderança e Timing – Fatores decisivos na crise. Cronograma de resposta à Crise (modelo básico); O tempo de resposta numa sociedade online. O que é mais importante nas crises? Por que as pessoas? Crise e Mídia – A relação que afeta a reputação – Quando se comunicar na crise. O que a mídia quer saber?; A Sociedade Vigiada – Novas tecnologias – As mega redes que controlam o universo online. Como administrar vazamentos; e Crises nas redes sociais – A paranoia das mídias sociais. Princípios de Gestão. Como tratar o uso das redes pelos servidores.

Competências: Senso no serviço público; Capacidade de comunicação; Capacidade de aprendizado e autodesenvolvimento; Cultura da qualidade na prestação de serviços.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Ementa: Identificação do estado atual; Mural da vida extraordinária para estabelecer estado desejado – transformar sonhos e desejos em imagens (produção de dopamina); Problemas e soluções; Eliminação de distrações; Transformar a visão positiva de futuro em objetivo e em metas neurologicamente corretas para a ação.

Competências: Senso no serviço público; Foco no cliente; Comprometimento com os resultados; Ousadia; Comando; Objetividade; Entusiasmo; Prudência.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Conteúdo Programático: As competências socioemocionais; Controlando a ansiedade e as inseguranças - técnicas e estratégias; Administrando o tempo da exposição; Qual imagem você transmite; Como dominar as reações no início da exposição; Controle da adrenalina através de técnicas e estratégias; Administração do tempo da exposição; Desenvolvimento da habilidade para gesticular; Assumindo uma atitude corporal que transmita segurança - qualidade de presença; Dominando o medo de olhar para o público; Aprendendo a utilizar as pausas e o silêncio como ferramenta de poder; Auditórios psicológicos de Perelman; Retórica e eloquência; Rapport e empatia; Onde colocar as mãos; Quando interagir com o público e responder perguntas; Liderança participativa; Como interagir com imprevistos e desafios; Estratégias e condutas vocais - entonação, pausas; Linguagem corporal adequada - avaliação através de filmagens; Dialogando com o público; Perguntas? Como responder; Como desenvolver a empatia emocional; Interagindo com imprevistos e desafios.

Competências: Senso de trabalho em equipe; Capacidade criativa; Pensamento crítico; Capacidade de comunicação; Inteligência emocional.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Conteúdo Programático: Módulo I – Licitações Públicas: Parte Geral Conceitos, aplicabilidade, obrigação de licitar e legislação de referência; Princípios e Objetivos da licitação; Tipos e modalidades de licitação; Métodos de elaboração do “orçamento estimativo”; Agentes de Contratação e Comissão de Contratação; Planejamento da Contratação - Estudos Técnicos Preliminares e Termo de Referência/Projeto Básico; Parecer Jurídico; Encerramento da Licitação - a adjudicação do objeto e a homologação do certame. Módulo II – Contratação Direta & Contratos Administrativos: Contratação direta: dispensa e inexigibilidade de licitação; Contratos Administrativos: 1. Conceito, legislação aplicável, características e principais tipos; 2. Formalização: termo de contrato e documentos que o substituem; 3. Principais cláusulas contratuais: objeto, regimes de execução e forma de fornecimento, preço, prazos, dotação orçamentária, garantia e subcontratação; 4. Publicidade dos contratos; 5. Prazos de duração dos contratos; 6. Alterações contratuais 7. Formalização: aditamentos e apostilamentos; 8. Execução do contrato – A importância da Gestão e da Fiscalização; 9. Inexecução e rescisão contratual.

Competências: Cultura da qualidade na prestação de serviços; Eficácia; Transparência; Celeridade; Economicidade.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Ementa: Planejamento Estratégico; Metodologias; Planejamento Estratégico Situacional (PES); Estrutura; Temas estratégicos e resultados esperados; Iniciativas, processos e macroprocessos; Missão; Componentes; Construção da missão; Visão; Mapa e demandas de stakeholders; Diretrizes estratégicas; Elaboração da visão; Estratégia, Proposta de Valor e Matriz SWOT; Temas estratégicos e resultados esperados; Proposta de valor de stakeholders; S.W.O.T; Balanced Scorecard (BSC); Metodologia; Objetivos estratégicos, mapas temáticos e estratégicos; Indicadores de resultado, de esforço e metas; Fatores críticos de sucesso; Iniciativas estratégicas; Planejamento estratégico e Plano Plurianual; Mapeamento de programas, objetivos e ações governamentais.

Competências: Senso no serviço público; Visão sistêmica; Foco no cliente; Visão/comportamento empreendedor; Capacidade criativa; Comprometimento com os resultados; Cultura da qualidade na prestação de serviços.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Conteúdo Programático: Módulo 1 – Novos mercados, novos cenários, transformação digital, processos, projetos, introdução à agilidade e metodologia ágil no setor público: Novos mercados e cenários (VUCA X BANI); Transformação digital; Processos e projetos; Histórico da agilidade; Manifesto ágil; Metodologia ágil no setor público. Módulo 2 – Framework scrum: Histórico da agilidade; Manifesto ágil; O que é scrum?; Entendendo os papéis, as cerimônias e os artefatos do scrum; Exercitando os papéis, as cerimônias e os artefatos dos scrum; Refletindo sobre os papéis, as cerimônias e os artefatos do scrum. Módulo 3 – Kanban e ferramentas ágeis: Kanban; Ferramentas para gestão ágil de projetos; Aplicativos para gestão ágil de projetos. Módulo 4 – Outros frameworks e escalada ágil: Outros frameworks ágeis; Escalada ágil. Módulo 5 – Agile coaching: O que é agile coaching?; Agile softskills; Agile mindset; Management 3.0.

Competências: Capacidade criativa; Comprometimento com os resultados; Foco em tecnologia da informação; Senso de trabalho em equipe.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS